A diferença entre instrução de trabalho e procedimento documentado é que instruções de trabalho padronizam atividades especificas e limitadas a uma determinada função, já os procedimentos documentados padronizam atividades que devem ser executadas independentes da função e nível hierárquico da empresa.
Entende-se por padronização uma maneira única de realizar uma atividade ou tarefa.
Algumas empresas utilizam outros títulos para os Procedimentos Documentados como, por exemplo: Procedimento Operacional, Procedimento da Qualidade; Procedimento do Sistema de Gestão da Qualidade, Procedimento Interno, etc.
Os procedimentos da qualidade ou procedimentos documentados descrevem os processos de gestão para as diferentes áreas e/ou processos da organização. Conforme a norma ISO 9001:2008, os procedimentos documentados estabelecidos pela organização, devem estar referenciados no manual da qualidade, são eles que padronizam as macro atividades que impactam na qualidade dos serviços/processos para o atendimento aos requisitos dos clientes. Segue requisitos da norma:
4.2 Requisitos de documentação
4.2.1 Generalidades
A documentação do sistema de gestão da qualidade deve incluir:
a) aprovar documentos quanto à sua adequação, antes da sua emissão,
b) analisar criticamente e atualizar, quando necessário, e reaprovar documentos,
c) assegurar que as alterações e a situação da revisão atual dos documentos sejam identificadas,
d) assegurar que as versões pertinentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis nos locais de uso,
e) assegurar que os documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis,
f) assegurar que documentos de origem externa determinados pela organização como necessários para o planejamento e operação do sistema de gestão da qualidade sejam identificados e que sua distribuição seja controlada,
g) evitar o uso não pretendido de documentos obsoletos e aplicar identificação adequada nos casos em que eles forem retidos por qualquer propósito.
Os Procedimentos Documentados obrigatórios pela norma ISO 9001:2008 são:
Para auxiliar você na elaboração de procedimentos conforme a norma ISO 9001:2008, oferecemos o livro digital COMO ELABORAR PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE CONFORME A NORMA ISO 9001:2008 + 06 MODELOS EDITÁVEIS (em word).
A documentação do sistema de gestão da qualidade deve incluir:
a) aprovar documentos quanto à sua adequação, antes da sua emissão,
b) analisar criticamente e atualizar, quando necessário, e reaprovar documentos,
c) assegurar que as alterações e a situação da revisão atual dos documentos sejam identificadas,
d) assegurar que as versões pertinentes de documentos aplicáveis estejam disponíveis nos locais de uso,
e) assegurar que os documentos permaneçam legíveis e prontamente identificáveis,
f) assegurar que documentos de origem externa determinados pela organização como necessários para o planejamento e operação do sistema de gestão da qualidade sejam identificados e que sua distribuição seja controlada,
g) evitar o uso não pretendido de documentos obsoletos e aplicar identificação adequada nos casos em que eles forem retidos por qualquer propósito.
Os Procedimentos Documentados obrigatórios pela norma ISO 9001:2008 são:
- Controle de Documentos;
- Controle de Registros;
- Controle de Produto-não conforme;
- Auditoria Interna;
- Ação Corretiva, e;
- Ação Preventiva.
Para auxiliar você na elaboração de procedimentos conforme a norma ISO 9001:2008, oferecemos o livro digital COMO ELABORAR PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE CONFORME A NORMA ISO 9001:2008 + 06 MODELOS EDITÁVEIS (em word).
O objetivo desse Livro Digital é auxiliar na elaboração de Procedimentos que atendam os requisitos exigidos pela norma ISO 9001:2008. Possui 19 páginas e acompanha 06 modelos de procedimentos em arquivos editáveis (word) para você utilizar da forma que quiser. Os modelos de procedimentos em Word que acompanham esse Livro Digital são os obrigatórios exigidos pela norma ISO 9001:2008. Após confirmação do pagamento, automaticamente você receberá um email com link para fazer download do Livro Digital e dos modelos.
SUMÁRIO DO CONTEÚDO DESSE LIVRO DIGITAL
1 INTRODUÇÃO
2 O QUE É UM PROCEDIMENTO DOCUMENTADO
2.1 Logomarca da empresa
2.2 Título do procedimento documentado
2.2.1 Título do conteúdo
2.3 Código
2.4 Objetivo
2.5 Escopo
2.6 Responsabilidade e autoridade
2.7 Descrição das atividades
2.8 Registros
2.9 Anexos
2.10 Nome do responsável pela elaboração e aprovação
2.11 Número e data da revisão
2.12 Número de páginas e total de páginas
2.13 Identificação das alterações
2.14 Referências
2.15 Termos e definições
3 REFERÊNCIAS
4 MODELO DE PROCEDIMENTO
SUMÁRIO DO CONTEÚDO DESSE LIVRO DIGITAL
1 INTRODUÇÃO
2 O QUE É UM PROCEDIMENTO DOCUMENTADO
2.1 Logomarca da empresa
2.2 Título do procedimento documentado
2.2.1 Título do conteúdo
2.3 Código
2.4 Objetivo
2.5 Escopo
2.6 Responsabilidade e autoridade
2.7 Descrição das atividades
2.8 Registros
2.9 Anexos
2.10 Nome do responsável pela elaboração e aprovação
2.11 Número e data da revisão
2.12 Número de páginas e total de páginas
2.13 Identificação das alterações
2.14 Referências
2.15 Termos e definições
3 REFERÊNCIAS
4 MODELO DE PROCEDIMENTO
Para saber como adquirir esse produto digital acesse www.isoloja.com.br