O manual da qualidade sendo também um documento da qualidade deve ser controlado conforme o procedimento obrigatório da seção 4.2.3 da norma: controle de documentos e constar na lista mestra de documentos da qualidade. Sempre que existir cópias, destinadas a fins internos ou externos, deverá ser controlada a sua distribuição. O manual da qualidade pode ser usado como um instrumento de marketing para que uma organização possa apresentar seu sistema de gestão da qualidade para um cliente ou fornecedor, por questões de segurança ela pode não desejar incluir as definições de unidades de negócio e os fluxogramas de processos nele, pois essas informações poderiam cair na mão de seus concorrentes. O manual da qualidade deve contemplar informações, conteúdo e estrutura exigida pela norma ISO 9001:2008.
O objetivo desse Livro Digital é auxiliar na elaboração de um Manual da Qualidade que atenda os requisitos exigidos pela norma ISO 9001:2008. Nele você encontrará informações de como elaborar o Histórico da empresa, Segmentos de produtos, Organograma, Política da qualidade, Missão, Visão, Valores, Escopo, Exclusão, Representante da direção e muito mais. Inclui no e-book um Manual da Qualidade como modelo, que apresenta além das informações obrigatórias pela norma ISO 9001:2008, apresenta breves descrições das seções 6 (Gestão de recursos), 7 (Realização do Produto) e 8 (Análise, medição e melhorias) da norma. Porque baixar da internet um manual da de outra empresa e adaptar para a sua é fácil. Agora entender e elaborar um Manual da Qualidade próprio para sua empresa, conforme o seu sistema de gestão da qualidade, é só adquirindo esse Livro Digitalk. Total de 45 páginas. Após confirmação do pagamento, imediatamente você receberá um email com o link para download.
Conteúdo desse livro digital
1 INTRODUÇÃO
2 OBJETIVO
3 DOCUMENTAÇÃO DO SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE
4 MANUAL DA QUALIDADE
4.1 Título
4.2 Sumário
4.3 Apresentação da empresa (introdução)
4.3.1 Histórico da empresa
4.3.2 Segmentos de produtos
4.3.3 Organograma
4.4 Referências
4.5 Política da qualidade
4.5.1 Missão
4.5.2 Visão
4.5.3 Valores
4.6 Escopo
4.7 Exclusão
4.8 Representante da direção
4.9 Procedimentos de gestão da qualidade
4.10 Interação entre os processos
4.11 Análise crítica, aprovação e revisão
4.11.1 Análise crítica
4.11.2 Aprovação
4.11.3 Revisão
5 ANEXO MANUAL DA QUALIDADE (modelo de 22 páginas)
Para saber como adquirir esse livro digital e conhecer vários outros materiais acesse www.isoloja.com.br