Atualmente a preocupação com o meio ambiente e a forma com que as comunidades humanas e empresariais vêm se relacionando com está questão tem se tornado algo imperioso no mundo empresarial.
Desta forma, torna-se sustentável hoje, é uma das condições mais básicas para qualquer empreendimento ter sucesso, uma consciência sustentável, por parte das empresas, pode significar uma vantagem competitiva, se integrar uma estratégia única da organização. As necessidades dos consumidores refletem também a sua visão de mundo e a importância que dão as questões sociais e ambientais do mundo que os cerca. E para as empresas essa visão deve ser intrinsecamente embutida em seu planejamento e prevista em qualquer estudo de impacto produtivo ou mercadológico.
Tal realidade cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou de mudarem sua forma de agir de maneira drástica e rápida, sob pena de verem suas vendas e seus lucros caírem vertiginosamente de forma perigosa e arriscada. Essa realidade caracteriza a grande importância que as empresas veem de desenvolver conjuntos de práticas que procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e da sociedade em que estão inseridas ou aonde atuam.
A sustentabilidade empresarial é um conceito de fundamental importância e deve ser difundido no mercado empresarial como um todo. Nosso planeta já não suporta mais o nível atual de consumo e de desperdício em que vivemos. Mudar para sobreviver é nossa única opção e a sustentabilidade social, ambiental e empresarial são as únicas alternativas a extinção.